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Chamo-me Dilma Fernandes, tenho 24 anos e faço o curso de licenciatura em Ciências da Educação na universidade de Cabo Verde (UNICV).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Relação entre portefólios digitais e educação à distância




A teoria da Autonomia e Independência, é da autoria de Michael Moore que nos anos 60, definiu o ensino a distância como o conjunto de métodos de ensino em que os "actos de ensino" são executados afastados do ambiente do aluno, pelo que a comunicação entre professor e aluno faz-se por meios não humanos e deve ser facilitada por material escrito, electrónico, mecânico ou outros.
Com base nessa teoria posso dizer a Educação à Distância coloca o acento na actividade autónoma do aluno, ou seja, é uma educação com bastante ênfase para a autonomia, não só, em termos de aceso das aulas (“anywere e anytime”), como também em relação a aprendizagens, em que o aluno é que tem o controlo do itinerário. O controlo da aprendizagem é delegada ao aluno, cabendo-lhe decidir sobre os conteúdos a estudar, o tempo a dedicar ao estudo e o ritmo da aprendizagem. Neste sentido a EaD, é uma forma sistemática de auto-estudo.
Neste sentido elaboração do e-portfólio ou portefólios digitais na Educação à Distância surge como forma de construção de um espaço de reflexão pessoal distendida no tempo, e também como um espaço de partilha e colaboração com os outros. O facto de servir como um elemento comprovador da aprendizagem dos formandos, promovendo a reflexão sobre os trabalhos realizados pelos mesmos, contribui de forma significativa para a formação desses mesmos formandos.
Tendo em consideração que “o portfólio não é em si mesmo um fim, mas um processo que ajuda a desenvolver a aprendizagem” (Klenowski, 2002), esta é uma ferramenta indispensável para a aprendizagem.
A elaboração de portefólios digitais como uma ferramenta para auto-aprendizagem da educação à distância, estimular os alunos a acompanhar as actividades de uma forma contínua, funcionando também como um incentivo à organização individual em termos de tempo e actividade de aprendizagem.

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