O portfólio físico é aquele em
que o ilustrador/designer desloca até uma agência/editora com sua pasta em mãos e
apresentá-a directamente a seu possível empregador, diferentemente do
portefólio digital que é elaborado e apresentado através da técnologia digital.
No entanto, isto não significa que o
portefólio fisico está fora de moda, pelo contrario, ainda é muito comum a sua
utilização. Um profissional que possui portfólio em ambos os formatos, mostra
versatilidade e domínio de diferentes meios.
O portfólio digital pode ser
acessado facilmente por qualquer pessoa no mundo através da internet. Desse
modo, você pode enviar seu portfólio a várias editoras e agências rapidamente,
sem se preocupar com deslocamento ou hora marcada. E eles poderão analisar seu
portfólio no momento que melhor lhes convir, podendo analisar com mais atenção
[ou não] seu trabalho. Dessa forma também, é possível eles manterem uma amostra
do seu trabalho em um banco de dados para que, no futuro, se houver um trabalho
em que seu estilo se encaixe, você possa ser chamado.
A única
diferença conceitual entre o portfólio tradicional (de papel) e o portfólio
electrónico é o recipiente. Em lugar de colocar os artefactos em pastas, o
aluno os reúne e organiza, utilizando tecnologias electrónicas (BARRETT, 2005,
p.5). Com o seu Banco de Artefactos, o aluno pode organizar e reorganizar o
conteúdo, criando diferentes portefólios para diferentes audiências (TOSH e
WERDMULLER, 2004, p.2). Além disso, o aluno tem que acrescentar um passo a
mais ao processo de coleccionar, reflectir e seleccionar, que é apresentar ou
projectar e conectar, criando hiperlinks (BARRETT, 2000; NIGUIDULA et al.,
2005).
O aluno pode
colocar artefactos digitais, como qualquer mídia electrónica: clipe de vídeo,
foto digital ou documento digitalizado, filmes, arquivos de áudio, trabalhos em
outros programas e páginas da Internet. Os artefactos são organizados através de links de hipertexto,
ou hiperlinks, conectando a evidência às metas pessoais ou aos padrões da
escola ou instituição (BARRETT, 2005, p. 5). Assim, se o aluno tem um artefacto
que representa mais de uma meta, o artefacto pode ser vinculado às duas. Nesse
sentido, o portfólio digital é acessível, de fácil distribuição e mais simples
de fazer.
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