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Chamo-me Dilma Fernandes, tenho 24 anos e faço o curso de licenciatura em Ciências da Educação na universidade de Cabo Verde (UNICV).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Portfólio Físico X Portfólio Digital



O portfólio físico é aquele em que o ilustrador/designer desloca até uma agência/editora com sua pasta em mãos e apresentá-a directamente a seu possível empregador, diferentemente do portefólio digital que é elaborado e apresentado através da técnologia digital.  No entanto, isto não significa que o portefólio fisico está fora de moda, pelo contrario, ainda é muito comum a sua utilização. Um profissional que possui portfólio em ambos os formatos, mostra versatilidade e domínio de diferentes meios.
O portfólio digital pode ser acessado facilmente por qualquer pessoa no mundo através da internet. Desse modo, você pode enviar seu portfólio a várias editoras e agências rapidamente, sem se preocupar com deslocamento ou hora marcada. E eles poderão analisar seu portfólio no momento que melhor lhes convir, podendo analisar com mais atenção [ou não] seu trabalho. Dessa forma também, é possível eles manterem uma amostra do seu trabalho em um banco de dados para que, no futuro, se houver um trabalho em que seu estilo se encaixe, você possa ser chamado.

A única diferença conceitual entre o portfólio tradicional (de papel) e o portfólio electrónico é o recipiente. Em lugar de colocar os artefactos em pastas, o aluno os reúne e organiza, utilizando tecnologias electrónicas (BARRETT, 2005, p.5). Com o seu Banco de Artefactos, o aluno pode organizar e reorganizar o conteúdo, criando diferentes portefólios para diferentes audiências (TOSH e WERDMULLER, 2004, p.2). Além disso, o aluno tem que acrescentar um passo a mais ao processo de coleccionar, reflectir e seleccionar, que é apresentar ou projectar e conectar, criando hiperlinks (BARRETT, 2000; NIGUIDULA et al., 2005).

O aluno pode colocar artefactos digitais, como qualquer mídia electrónica: clipe de vídeo, foto digital ou documento digitalizado, filmes, arquivos de áudio, trabalhos em outros programas e páginas da Internet. Os artefactos são organizados através de links de hipertexto, ou hiperlinks, conectando a evidência às metas pessoais ou aos padrões da escola ou instituição (BARRETT, 2005, p. 5). Assim, se o aluno tem um artefacto que representa mais de uma meta, o artefacto pode ser vinculado às duas. Nesse sentido, o portfólio digital é acessível, de fácil distribuição e mais simples de fazer.




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