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Chamo-me Dilma Fernandes, tenho 24 anos e faço o curso de licenciatura em Ciências da Educação na universidade de Cabo Verde (UNICV).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Os blogues como suportes à elaboração de portefólios



Embora exista actualmente software desenvolvido especificamente como ferramentas de suporte à construção de portefólios digitais, a adopção de um serviço de criação de weblogues como suporte à construção dos portefólios dos alunos. Existem actualmente, sistemas gratuitos de criação e alojamento de blogues que permitem a integração de texto, imagem estática, vídeo, som e inclusive possuem sistemas de comentários que permitem criar oportunidades de interacção entre o autor do blogue-portefólio e os leitores e visitantes do mesmo. Estes sistemas, para além das suas funcionalidades técnicas e do carácter, de serem gratuitos, são em alguns casos de muito fácil utilização podendo ser utilizados apenas com o domínio de competência informáticas muito básicas. Aliado a estes aspectos, os blogues podem constituir verdadeiros recursos e simultaneamente a sua utilização pode ser concebida de modo a estruturar-se em torno de estratégias de ensino inovadoras e mais motivadores (Gomes, 2005). De  entre alguns sistemas de construção de blogues disponíveis na Internet o site“Blogger” (www.blogspot.com)  é a mais utilizada devido suas potencialidades técnicas e fiabilidade.

A exploração dos blogues como ferramenta de suporte à elaboração de portfolios digitais é, segundo Gomes (2005), uma das utilizações mais frequentes no domínio educativo, não só como forma de apoio à aprendizagem, mas também como instrumento de avaliação. A sua grande facilidade de utilização associada à possibilidade de inserção de conteúdos de natureza diversa, fazem do blogue uma ferramenta privilegiada para a construção de um portfolio digital, permitindo “aos alunos terem o seu espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as actividades e temáticas abordadas ao longo das aulas” e permitindo ao professor efectuar um “acompanhamento longitudinal do processo de participação nas actividades de aprendizagem/formação pelo que se focaliza quer no “produto”, quer no “processo”.


O facto de estes portfolios serem disponibilizados online, vai permitir não só que sejam vistos pelos colegas de turma/escola e/ou professores ou por qualquer outra pessoa, “a partir de qualquer ponto do mundo com acesso à Internet, como vai permitir receber contributos de autores ou leitores igualmente dispersos geograficamente” favorecendo desta forma o intercâmbio de ideias, de experiências e de culturas.





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