Embora exista actualmente software
desenvolvido especificamente como ferramentas de suporte à construção de
portefólios digitais, a adopção de um serviço de criação de weblogues como
suporte à construção dos portefólios dos alunos. Existem actualmente, sistemas
gratuitos de criação e alojamento de blogues que permitem a integração de
texto, imagem estática, vídeo, som e inclusive possuem sistemas de comentários
que permitem criar oportunidades de interacção entre o autor do
blogue-portefólio e os leitores e visitantes do mesmo. Estes sistemas, para
além das suas funcionalidades técnicas e do carácter, de serem
gratuitos, são em alguns casos de muito fácil utilização podendo ser utilizados
apenas com o domínio de competência informáticas muito básicas. Aliado a estes
aspectos, os blogues podem constituir verdadeiros recursos e simultaneamente a
sua utilização pode ser concebida de modo a estruturar-se em torno de
estratégias de ensino inovadoras e mais motivadores (Gomes, 2005). De entre alguns sistemas de construção de blogues disponíveis na
Internet o site“Blogger” (www.blogspot.com) é a mais utilizada devido suas potencialidades técnicas
e fiabilidade.
A exploração dos blogues como ferramenta de suporte à elaboração de
portfolios digitais é, segundo Gomes (2005), uma das
utilizações mais frequentes no domínio educativo, não só como forma de apoio à
aprendizagem, mas também como instrumento de avaliação. A sua grande facilidade
de utilização associada à possibilidade de inserção de conteúdos de natureza
diversa, fazem do blogue uma ferramenta privilegiada para a construção de um
portfolio digital, permitindo “aos alunos terem o seu espaço digital de acompanhamento
e reflexão sobre as actividades e temáticas abordadas ao longo das aulas” e
permitindo ao professor efectuar um “acompanhamento longitudinal do processo de
participação nas actividades de aprendizagem/formação pelo que se focaliza quer
no “produto”, quer no “processo”.
O facto de estes portfolios serem disponibilizados online, vai permitir
não só que sejam vistos pelos colegas de turma/escola e/ou professores ou por
qualquer outra pessoa, “a partir de qualquer ponto do mundo com acesso à
Internet, como vai permitir receber contributos de autores ou leitores
igualmente dispersos geograficamente” favorecendo desta forma o intercâmbio de ideias, de experiências
e de culturas.
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