Acerca de mim

A minha foto
Chamo-me Dilma Fernandes, tenho 24 anos e faço o curso de licenciatura em Ciências da Educação na universidade de Cabo Verde (UNICV).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Introdução






O referido trabalho é desenvolvido no âmbito da disciplina EaD, (Educação à Distância), cuja proposta solicitada foi a criação de um Blogue que será assim avaliado.

O ensino à distância é uma aprendizagem realizada com uma separação geográfica e/ou temporal entre alunos e professores.

A temática abordada neste blogue é o Portefólio Digital, em que o objectivo do mesmo é tentar esclarecer este conceito, realçando assim a sua importância na nova sociedade que é denominada de sociedade de tecnologia.

No inicio do século XXI surge o termo e-learning que pode ser definido como o uso de tecnologias da internet, para colocar a disposição um conjunto de soluções que melhorem o conhecimento e o desempenho. É neste contexto que começam a surgir ferramentas que tentam promover uma melhoria da aprendizagem, utilizando as novas tecnologias que ganham cada vez mais predominância. Umas das ferramentas que podemos destacar são os e-portefólios ou portefólio digital.

O conceito de portefólio, é utilizado desde actividades profissionais, particularmente as associadas ao grafismo e à imagem (arquitectura, fotografia, pintura, entre outros).

Para além da utilização no campo profissional e com objectivos essencialmente de registo e apresentação de trabalhos, os portefólios foram sendo adaptados a outras áreas de intervenção e alargando o leque de potenciais objectivos associados à sua utilização, começando a surgir também em contextos educacionais, formativos e escolares.

Embora de utilização ainda relativamente restrita em muitos domínios educacionais e escolares, a criação de portefólios é reconhecida por muitos professores, investigadores e outros intervenientes no campo da educação, como estratégia de promoção de aprendizagens, como instrumento de avaliação e como ferramenta de desenvolvimento profissional dos professores (Soeiro & Silva, 2005; Alves, 2005).

O portfólio, em suas várias formas de apresentação, é muito utilizado por profissionais como publicitários (onde me incluo), arquitectos, designers, entre outros.








Sem comentários:

Enviar um comentário