Em suma é de dizer que o portefólio
digital é um documento que permite uma ligação do individuo ao mundo da
tecnologia.
Num mundo em constante mutação e em
que, a cada segundo, sobre “bombardeados” com dezenas, centenas, milhares, de
novas informações, é importante dotar os nossos alunos de competências
“associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção de texto escrito,
ao domínio de diversos serviços e ferramentas da Web”, à reflexão e ao espírito
crítico, tornando-os, simultaneamente pessoas mais tolerantes e abertas a
pontos de vista diferente.
O uso de portefólios na educação
constitui uma estratégia que tem procurado corresponder às necessidades de
aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a
assegurar-lhe, a cada vez, melhor compreensão e mais elevados índices de
qualidade.
O portfólio apresenta múltiplos
aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e,
desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos
participantes. Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas
educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação
inter-pessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se desenvolvida ao
longo de um período de tempo, a compreensão dos processos de
ensino-aprendizagem. Através do uso do portfólio, podem-se tornar
reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais
desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.
O portefólio de avaliação é também e
simultaneamente um portefólio de aprendizagem pois o que se pretende é avaliar
as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas
também de processos. Na medida em que um portefólio construído tendo em vista
ser um instrumento de avaliação deve ser revelador quer da dimensão “produtos”,
quer da dimensão “processos”, este acaba por ser também um portefólio de
aprendizagem que, ao incluir elementos do percurso de aprendizagem dos alunos,
ao revelar as suas reflexões, o seu percurso em termos de capacidade de pesquisa,
selecção, análise, síntese e autonomia.
Sem comentários:
Enviar um comentário