Para garantir
uma implementação cuidada e harmoniosa do portefólio devem ser respeitadas,
pelo menos, as seguintes etapas:
Planificação. Envolve sobretudo o professor, mas também os alunos que podem (e devem)
ser chamados a dar o seu contributo para a implementação da metodologia.
Apresentação aos alunos. Clarificação dos objectivos do portefólio. Pode ser feita uma apresentação oral da metodologia. Os alunos podem demorar a interiorizar os princípios da metodologia pelo que é aconselhável o fornecimento simultâneo de uma ficha ou brochura de consulta com as principais orientações.
Colecção. Recolha dos trabalhos. A recolha de evidências para o portefólio pode resultar do normal desenrolar das actividades lectivas. Ou seja, não tem que haver necessariamente um acréscimo de trabalho por parte dos alunos nesta fase.
Organização. As diferentes evidências devem estar organizadas na pasta ou dossiê de modo a permitir um fácil acesso e consulta. Tal organização pode ser deixada ao critério dos alunos, partir de sugestões nossas ou, como sempre, ser um processo negociado.
Reflexão. A mais importante etapa do processo. Pode ocorrer em vários momentos. Por
exemplo, sempre que é adicionada um novo trabalho ou sempre que o portefólio é
revisto. Nesta etapa o aluno reflecte sobre cada uma das evidências que
seleccionou para o seu portefólio, decide quais são as mais representativas dos
seus progressos, das suas capacidades e competências, e que, como tal devem
permanecer no portefólio enquanto outras devem sair. Esta reflexão pode ser
auxiliada por fichas desenvolvidas para o efeito.
Avaliação. Etapa em que o professor e o aluno se encontram para discutir a avaliação
do portefólio. O aluno faz a sua auto-avaliação, que deve também ser escrita,
transmite essa percepção que tem do seu trabalho ao professor e este fará chegar
ao aluno um feedback – de preferência também escrito – da avaliação que faz do
seu trabalho. Cada aluno pode também ser incentivado a solicitar uma
co-avaliação por parte de um colega.
Divulgação. Sempre que possível, numa fase mais avançada do processo, deve ser
promovida uma apresentação oral do portefólio. Os alunos devem desenvolver em
relação ao seu portefólio um sentimento de orgulho pelo trabalho desenvolvido
pelo que se sentirão motivados para fazer a sua apresentação perante os
colegas, professores ou até mesmo os pais, se estes forem convidados a
assistir.
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