A construção de um portefólio pode ter muitos objectivos de natureza distinta. Pode ser uma estratégia de promoção de aprendizagens, um instrumentos de avaliação académica ou profissional, um “argumento” na procura de um emprego, um meio de promoção e marketing de um produto ou empresa, um registo de desenvolvimento pessoal e ou profissional, entre outros. Esta diversidade leva mesmo Barret [2005:s/pág.] a afirmar que o termo portefólio deve ser sempre acompanhado de um adjectivo ou um termo modificador que descreva o propósito para o qual está (ou foi) a ser elaborado. Deve contudo ter-se presente que, com frequência, a elaboração de um portefólio pode servir ou enquadrar-se simultaneamente em mais do que um dos objectivos enumerados.
Entre outras modalidades, poderemos
considerar a existência de: (i) portefólios de apresentação profissional; (ii)
portefólios de aprendizagem; (iii) portefólios de desempenho financeiro; (iv)
portefólios de aprendizagem; (v) portefólios de avaliação.
Sem comentários:
Enviar um comentário