O processo de ensino/aprendizagem
evoluiu muito na última década com a utilização das novas tecnologias na
educação. O uso da internet, do audiovisual, televisão, entre outros, nas
práticas de ensino, colocam-nos frente ao desafio de encontrar formas de
avaliação mais consistentes, onde possamos valorizar o uso dessas tecnologias,
além de avaliar a evolução diária do aluno
O uso
de portefólios para avaliar o desempenho do aluno começou no final da década de
1980, principalmente em universidades norte-americanas (BARRETT, 2005, p.2). Em
2000, um novo modelo de portfólio, com base em tecnologias electrónicas, foi
proposto por BARRETT (2000). Actualmente, este modelo de portfólio é usado em
vários países, dentre os quais Canadá, França, Suíça, Bélgica (QUEBEC, 2002,
p.9), Estados Unidos da América, México, e no Brasil, em Educação à Distância
(PRADO, 2002).
Segundo
o Ministério da Educação de Quebec (2002, p. 15-16), o portfólio de avaliação é um conjunto de
trabalhos que possibilita avaliar as competências de um aluno ao longo e ao
final de um ciclo escolar, visando a uma avaliação sumativa. O conteúdo deste
tipo de portfólio tende ser decidido pelo professor, mas é possível que o aluno
também seleccione alguns dos artefactos.
Diante
disso, o uso do portefólio como um como instrumento de avaliação é uma mais-valia
no sentido de orientar o processo de avaliação da aprendizagem, em principal a
auto-avaliação dos alunos.
O
portefólio é uma forma muito justa de avaliar o interesse e a participação do
aluno na disciplina, pois se o mesmo não “adoptar” a metodologia desde o
início, ele fatalmente se perderá no processamento das muitas informações
adquiridas ao longo de todo processo de aprendizagem. E essa é a grande
desvantagem do portfólio para o aluno. Se ele, por falta de tempo, falta de
vontade ou outro motivo que seja, não fizer as anotações durante as aulas,
fatalmente sairá prejudicado, já que será difícil lembrar de tantas informações
no final do período, ou a qualquer momento que o professor solicitar o
portfólio para acompanhamento ou avaliação.
Sem comentários:
Enviar um comentário