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Chamo-me Dilma Fernandes, tenho 24 anos e faço o curso de licenciatura em Ciências da Educação na universidade de Cabo Verde (UNICV).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Portefólio como instrumento de avaliação


O processo de ensino/aprendizagem evoluiu muito na última década com a utilização das novas tecnologias na educação. O uso da internet, do audiovisual, televisão, entre outros, nas práticas de ensino, colocam-nos frente ao desafio de encontrar formas de avaliação mais consistentes, onde possamos valorizar o uso dessas tecnologias, além de avaliar a evolução diária do aluno
O uso de portefólios para avaliar o desempenho do aluno começou no final da década de 1980, principalmente em universidades norte-americanas (BARRETT, 2005, p.2). Em 2000, um novo modelo de portfólio, com base em tecnologias electrónicas, foi proposto por BARRETT (2000). Actualmente, este modelo de portfólio é usado em vários países, dentre os quais Canadá, França, Suíça, Bélgica (QUEBEC, 2002, p.9), Estados Unidos da América, México, e no Brasil, em Educação à Distância (PRADO, 2002).

Segundo o Ministério da Educação de Quebec (2002, p. 15-16), o portfólio de avaliação é um conjunto de trabalhos que possibilita avaliar as competências de um aluno ao longo e ao final de um ciclo escolar, visando a uma avaliação sumativa. O conteúdo deste tipo de portfólio tende ser decidido pelo professor, mas é possível que o aluno também seleccione alguns dos artefactos.

Diante disso, o uso do portefólio como um como instrumento de avaliação é uma mais-valia no sentido de orientar o processo de avaliação da aprendizagem, em principal a auto-avaliação dos alunos.

O portefólio é uma forma muito justa de avaliar o interesse e a participação do aluno na disciplina, pois se o mesmo não “adoptar” a metodologia desde o início, ele fatalmente se perderá no processamento das muitas informações adquiridas ao longo de todo processo de aprendizagem. E essa é a grande desvantagem do portfólio para o aluno. Se ele, por falta de tempo, falta de vontade ou outro motivo que seja, não fizer as anotações durante as aulas, fatalmente sairá prejudicado, já que será difícil lembrar de tantas informações no final do período, ou a qualquer momento que o professor solicitar o portfólio para acompanhamento ou avaliação.




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