No contexto educacional, a grande maioria dos portefólios assumem a vertente de portefólios de desenvolvimento pessoal; portefólios de aprendizagem e/ou portefólios de avaliação sendo que com frequência cada uma destas categorias inclui também muitas das vertentes da(s) categoria(s) anterior. Na realidade, um portefólio de avaliação é também e simultaneamente um portefólio de aprendizagem pois o que se pretende é avaliar as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas também de processos. Na medida em que um portefólio construído tendo em vista ser um instrumento de avaliação deve ser revelador quer da dimensão “produtos”, quer da dimensão “processos”, este acaba por ser também um portefólio de aprendizagem que, ao incluir elementos do percurso de aprendizagem dos alunos, ao revelar as suas reflexões, o seu percurso em termos de capacidade de pesquisa, selecção, análise, síntese, autonomia, etc. é também um elemento frequentemente revelador de um percurso de desenvolvimento pessoal. Esta ideia está subjacente nas palavras de Helen Barret [2005:s/pág.] para quem “[n]a sala de aula, os portefólios são, não tanto uma estratégia de ensino a ser investigada, mas um meio para alcançar um fim: suportar a reflexão que pode ajudar os estudantes a entenderem a sua própria aprendizagem e proporcionar um quadro mais rico do trabalho do estudante documentando o seu crescimento ao longo do tempo”. A realização de um portefólio de aprendizagem pode assim, se devidamente desenvolvido, constituir também uma estratégia de promoção da metacognição. O portfólio de aprendizagem demonstra o progresso do aluno ao longo do semestre, contendo trabalhos que o aluno escolhe como os mais significativos, dando a racionalização da sua inclusão e reflectindo sobre cada um deles e sobre o portfólio inteiro (QUEBEC, 2002, p. 12-14).
Um portefólio educacional, construído
por alunos enquanto instrumento de aprendizagem e eventualmente também como
produto sujeito a avaliação e classificação deve conter os documentos que o
aluno seleccionou e coleccionou de modo a evidenciar o seu processo de
crescimento e reflexão ao longo do período de tempo a que se reporta o
portefólio (cf. Barret [2005:s/pág]; Bernardes, C.; Miranda, F.; 2003).
Sem comentários:
Enviar um comentário